Depoimentos

Eu, sahoala estou tendo hoje uma experiência jamais vivida antes. É o Temazcal, ou seja, fazer um encontro com a Mãe Terra.
O que senti foi, num primeiro momento, a impressão de que não conseguiria suportar tal ritual. Senti medo. No decorrer da cerimônia me senti tão confortável, com uma paz tão grande no calor do ventre da Mãe Terra que minha vontade era de não sair mais lá de dentro. E quase não se acham palavras para descrever a sensação tão gostosa que fica ao término do ritual. O meu conselho é: participe! Só assim saberás o quão formidável é esse contato, esta conexão, esta harmonia com a MÃE TERRA. É demais!
Sahoala - RS


Moro em Porto Alegre, trabalho, estudo e tenho duas filhas. Tenho pouco tempo para estar comigo mesma, refletir, contemplar... O Temazcal proporcionou-me esse encontro, embora a tenda estivesse cheia. Foi muito bom olhar para a escuridão, receber o vapor da água jogada sobre as pedras vermelhas/quentes, transpirar, cantar, compartilhar - nos momentos em que a tenda estava fechada; aspirar o cheiro das ervas medicinais ao se desfazerem com o calor das pedras, respirar o ar frio, receber palavras, ver a luz do luar entrando - nos momentos em que a tenda estava aberta; abraçar, beber água, tomar banho, comer, conversar após a realização do temazcal. Enfim, estar em contato com a natureza em nós. Percebo hoje a verdade existente nas palavras de Einstein quando afirmou: "a mente que se abre a uma nova idéia jamais volta ao seu tamanho original".
Um abraço,
Claudia Mendes - RS


Temazcal surpreendeu-me. Ao iniciar o trabalho, senti pânico, achei que faltaria ar e espaço. Que eu não conseguiria vencer esse medo. Com a primeira porta, o pânico, com a segunda, o entendimento, com a terceira, a mente limpa, com a quarta, um gosto de quero mais e um quero ficar aqui para sempre. Daqui ninguém me tira. Senti o aconchego do calor e o breu era espaçoso. Estava acolhida. Sem contar que toda a situação até chegar ao Temazcal foi providencial, como dizem o Universo conspirou para que só nesse momento eu pudesse estar preparada para fazê-lo. Antes, certamente, eu não conseguiria porque não estaria preparada. Saio com essa confiança que o Universo conspira a meu favor e a todos os buscadores. Só tenho a agradecer.
Ivette - RS


Era uma vez, uma segunda e uma terceira. O Temazcal surgiu pra mim como uma maneira de me encontrar e me sentir bem. A cada vez que entro aprendo algo novo. E o engraçado é que este algo sempre esteve ali, a gente é que não tinha prestado atenção. Hoje pensei algo: é uma sopa de pedras. Sabe, que nem aquela da história: a gente põe as pedras, a água e os ingredientes. E desta maneira se alimenta e renasce. Obrigado a todos que fazem esta medicina possível hoje. E que haja sempre uma próxima vez.
Aho Metakiase oyasin
Heron Lopes Jr. – Viamão/RS


Seriam muitas coisas a dizer!!!!!!!!
Então às vezes prefiro calar, pois meu silêncio vale mais do que qualquer palavra!
Alegria, muita alegria foi o que senti dentro de uma paz e uma certeza de que finalmente começo a trilhar o caminho certo.
Obrigado!!!
Tatiana Rihan – Viamão/RS


Um momento de conexão entre o Eu interior e a Mãe Terra, criando um movimento de autoconhecimento e aceitação de nós mesmos. Um retorno às origens do nosso verdadeiro ser, com o objetivo de criar harmonia com a vida que nos cerca.
Ronaldo José Leist – Viamão/RS


Algumas experiências são marcantes. O primeiro beijo, a primeira namorada, o primeiro emprego...
Temazcal tem um diferencial: cada um de que participamos torna-se uma experiência inesquecível.
Guilherme Zwesch – Viamão/RS


Pra mim, o Temazcal é uma linda oportunidade da gente lembrar quem realmente a gente é.
Marta Magnus – Viamão/RS


A cerimônia do Temazcal é a oportunidade de perceber que o caminho é um só e que é um caminho muito lindo. É uma oportunidade de encontrar-se e poder, a partir daí se entender e compreender que tudo aquilo que nos cerca e nos acontece é de alguma forma o que somos com o todo.
Fabiana Beck – Viamão/RS


De fato não sei como descrever o que sinto agora, após o Temazcal. Mas, com certeza, tudo é transmutado. Meu coração agradece alegre todo esse carinho oferecido por todos juntamente a Mãe Terra. Amo vocês!
Obrigada e uma boa vida.
Aha Metaquiase
Raquel Ledur – Viamão/RS


O Temazcal, para mim, foi uma experiência impar. Eu tinha claustrofobia, achava que não conseguiria ficar completamente fechada com muitas pessoas respirando o mesmo ar, essas coisas... Para minha surpresa, me senti muito bem. Todas as pessoas passaram a ser “um” só. O ar, que achava que iria faltar, sempre pode ser respirado.
As canções me faziam lembrar de coisas que nem sabia que tinha conhecimento.
Com certeza o Temazcal é um retorno à origem, ao útero da mãe Terra e sair de lá é renascer. Fiquei deitada no chão olhando o céu, depois um maravilhoso banho de mangueira para refrescar...
Beatriz - Popó Arandú - Viamão/RS


Participamos do Temazcal no Sítio Bicho do Mato, achamos muito bom participarmos. Esperamos ser convidados para outras ocasiões, mas o mais interessante de tudo é que já nos dias seguintes do primeiro encontro notamos mudanças no comportamento, estamos mais amáveis um com o outro e mais moderados em relação às demandas do dia a dia. Foi muito bom e está sendo.
Ciro Sant'ana de Lima e Janete Barbiani Fagundes - Viamão/RS


Experiência intensa! A intensidade da terra, os elementais... Transcendência dos estados ou sensações físicas, integração, totalidade. Acolhida liberação. Gratidão!
Inês Ravanello - Viamão/RS


Acho que todo o meio de ampliação de consciência é um modo de crescer como pessoa. Achei o ritual muito significativo. Gostei do meu processo, pois tenho a sensação de ter aprofundado mais em alguns momentos. Gostei do jeito da Priya orientar, muita convicção e sabedoria. Local excelente. Estou na lista para o próximo.
Jorge Antônio Trevisol - Viamão/RS


Minha experiência na “tenda” superou minhas próprias expectativas quanto aos meus limites. O bem estar e a conexão com a energia vibratória da natureza me recompuseram e me proporcionaram abertura da sensibilidade. Saí da “tenda” experimentando força, bem-estar e purificação amorosa.
Clenise Velleda Teixeira - Viamão/RS


É difícil descrever, é um reencontro com a natureza, é ficar mais próximo da terra, de nós mesmos, é um mundo de descobertas e mistérios... Bom, foi maravilhoso ter estado na presença de vocês, pretendo voltar, pois gostei e pretendo também estudar o xamanismo. Agradeço a oportunidade de ter tido este contato...
Quando fui para a tenda eu estava de pés descalços e quando voltei senti as pedras com um pouco mais de intensidade, o que me deixou um pouco desconfortável. Eu fiquei ocupando-me com isso escolhendo lugar onde pisar quando alguém que estava ao meu lado me disse: "Viu como está lindo o campo, as flores?" Por um instante parei e tirei minha lição: em nossa vida muitas vezes ficamos reclamando as pedras do caminho e não vemos as flores que estão em nossa vida, em nossa estrada. O ENSINAMENTO ESTÁ PARA QUEM TIVER COM A MENTE ABERTA, COM A ATENÇÃO NO CORAÇÃO PARA VER!!!
Aho Metaquiaze
Pedro Pacheco - Viamão/RS


Mais uma vez, sem explicação... Já fiz três vezes e cada vez foi diferente das outras. Muito bom!
Cada vez a gente se conhece um pouco mais. Sinto que minha cura é fruto disso tudo.
Paula A. Santos – RS


A vivência do Temazcal foi maravilhosa. O sentimento de ser Um com todos e e as sensações de cada porta que se fechava e de cada porta que se abria é uma aprendizagem de aceitação da vida. Eu me senti agradecida do início ao fim por estar vivendo esta experiência de renascimento e união.
Claudia Alves - RS


A energia flui de formas diferentes a cada Temazcal. Tudo é mágico, é força, é amor! Só tenho a agradecer por mais umdia abraçada pela vida e por lindos amigos.
Criz Feliz Muniz - RS


Eu sou Célia. Minha experiência foi bárbara no Temazcal. A princípio pensei que não conseguiria ir até o final, pois cheguei a pensar em sair correndo. Depois minha mente e meu corpo foram se acostumando e ao mesmo tempo gostando, pois o bacana é a conexão que a gente faz entre o Universo e nós mesmos, fazendo assim a propícia cura. Com certeza eu vou fazer outros. Parece que agora eu voltei à trilha, estou me sentindo limpa, purificada, em estado de gratidão. Volto a agradecer a oportunidade de ter estado aqui hoje.
Eu, Célia, agradeço ao Tudo e ao Todo!
Célia - RS


Êxtase. Puro Êxtase!
A terceira porta foi uma explosão de felicidade! Agradeço a oportunidade de ter podido estar com meus irmãos e celebrar!
Aha Metaquiase!
Marta Magnus - RS


Gostei muito de conhecer o trabalho do Temazcal. No início tive receio de que não conseguisse ficar na tenda até o final. O medo agiu muito fortemente no começo, depois, logo depois, verifiquei que isso não era real e que não precisaria me preocupar.
É uma experiência muito boa, e recomendo que outros a experimentem.
Edison Machado - RS


Esta foi a primeira de muitas vezes que farei o Temazcal. O contato coma natureza faz com que os sentimentos dos participantes sejam expressados de diversas formas. O Ser Único se transforma num conjunto, onde ninguém se conhece mas repartem experiências profundas passando uma energia muito boa!
Elvira Fortuna - RS


Fiz duas vezes: a primeira vez foi surpreendente; as sensações foram além do mero propósito de chegar ao fim, ao final a sensação era de liberdade. A segunda vez, bateu diferente, foi mais difícil (e eu achei que seria mais fácil), eu fiquei, porque acho que devia(mas.., pode ser muito mental), então, eu poderia ter saído, porque, como um caminhar para a cura, pode ser mais lento...e outros virão. Um grande abraço,
Cyntia - RS