Compartilhar

Uma experiência - Tenda do Suor

"...você me pede para falar sobre minha primeira experiência numa Tenda do Suor. Como você descreveria o seu nascimento? Como é o momento em que o Grande Espírito respira pela primeira vez através da sua respiração? Como é a sensação de ouvir pela primeira vez o bater do coração da Mãe Terra, através do seu coração? Qual o sentimento que toma conta do seu corpo quando pela primeira vez você sente o aroma das flores do campo? Qual a sua emoção ao vislumbrar o brilho das estrelas numa noite escura? Por que você quer saber das minhas sensações? Viva as suas! Você é capaz de sentir por si mesmo! O Grande Espírito lhe concedeu esta maravilha sensorial que é o seu corpo. Viva-o! Qualquer coisa que eu lhe diga sobre as minhas experiências não será verdade. A verdade está naquele exato momento da experiência, como está agora, neste exato momento em que você me ouve e neste exato momento em que o vapor que sobe das avozinhas pedras encontra a sua pele. Como você descreveria este sentimento de estar voltando para casa, aqui, no útero da Mãe Terra? Como descreveria a sensação de nascer novamente ao sair para fora da tenda? Qualquer tentativa que você faça para descrever este momento de sua vida para outra pessoa, será tempo perdido. Somente você o vive. Ninguém mais. Use sua curiosidade para encontrar-se com você mesmo, meu querido irmão. Descubra quem era você antes de seus pais nascerem. É um bom começo..." White Goose



Sobre Silenciar e Falar

"Nós os indios, conhecemos o silêncio. Não temos medo dele. Na verdade, para nós ele é mais poderoso do que as palavras. Nosso ancestrais foram educados nas maneiras do silêncio e eles nos transmitiram esse conhecimento. "Observa, escuta, e logo atua", nos diziam. Esta é a maneira correta de viver.

Observa os animais para ver como cuidam se seus filhotes. Observa os anciões para ver como se comportam. Observa o homem branco para ver o que querem. Sempre observa primeiro, com o coração e a mente quietos, e então aprenderás. Quanto tiveres observado o suficiente, então poderás atuar.

Com vocês, brancos, é o contrário. Vocês aprendem falando. Dão prêmios às crianças que falam mais na escola. Em suas festas, todos tratam de falar. No trabalho estão sempre tendo reuniôes nas quais todos interrompem a todos, e todos falam cinco, dez, cem vezes. E chamam isso de "resolver um problema". Quando estão numa habitação e há silêncio, ficam nervosos. Precisam preencher o espaço com sons. Então, falam compulsivamente, mesmo antes de saber o que vão dizer.

Vocês gostam de discutir. Nem sequer permitem que o outro termine uma frase. Sempre interrompem. Para nós isso é muito desrespeitoso e muito estúpido, inclusive. Se começas a falar, eu não vou te interromper. Te escutarei. Talvez deixe de escuta-lo se não gostar do que estás dizendo. Mas não vou interromper-te. Quando terminares, tomarei minha decisão sobre o que disseste, mas não te direi se não estou de acorso, a menos que seja importante. Do contrário, simplesmente ficarei calado e me afastarei. Terás dito o que preciso saber. Não há mais nada a dizer. Mas isso não é suficiente para a maioria de vocês.

Deveríamos pensar nas suas palavras como se fossem sementes. Deveriam planta-las, e permiti-las crescer em silêncio. Nossos ancestrais nos ensinaram que a terra está sempre nos falando, e que devemos ficar em silêncio para escutá-la.

Existem muitas vozes além das nossas. Muitas vozes. Só vamos escutá-las em silêncio." - "Neither Wolf nor Dog. On Forgotten Roads with an Indian Elder" - Kent Nerburn



Simplesmente ouça...

"...eu não estou pedindo para você concordar comigo. Simplesmente ouça, não se incomode em concordar ou discordar. Se você apenas fizer isso, algo mágico acontece.
Se a verdade está no que está sendo dito, você será envolvido, seu ser inteiro será puxado como essa fumaça que vem para a minha boca através da pipa. Você se funde e se mistura com o que é dito, como o fumo sagrado, o fogo e a fumaça. Seu coração sente que "isso é verdadeiro", sem nenhuma razão. Confie! A confiança é a porta que o levará ao Grande Espírito. Não peço que acredite, pois uma crença pertence à razão, e é isso que você tem feito até agora: pensar a respeito, sem experimentar. Confie! Simplesmente coloque de lado todas as suas defesas, suas armas. Você já fez um pouco, ao entrar em minha cabana! Você confiou em mim, suas armas estão do lado de fora. Agora, torne-se vulnerável, pois quando você escuta alguma coisa de peito aberto, escuta tão totalmente que algo muito forte chega até você, não importando se é verdadeiro ou não. Quando você está totalmente vulnerável sua razão fica de lado, como suas armas, e o que é verdadeiro em você fica disponível. Se o que está ouvindo não for verdadeiro, você sabe. Se for verdadeiro, você também sabe! De alguma maneira, você sabe! Porque a verdade já habita em você, desde sempre. Quando ela se percebe ressoando no que está sendo dito é como se um tambor fosse tocado. Você toca um tambor e os outros tambores por perto vibram em conjunto. Um sentimento de plenitude toma conta de você e você sabe: é isso! De repente, tudo se encaixa, tudo fica claro, a confusão se vai... As nuvens do caos se dissipam e o céu estrelado fica todo disponível. As palavras perdem a importância. Você começou a ouvir o silêncio entre elas. Você está em casa..." White Goose